Preço e qualidade são dois adjetivos bem relativos que dependem da visão do consumidor em geral. Ou seja, leva-se em consideração: as experiências anteriores, o poder aquisitivo, a prioridade que determinado produto e/ou serviço tem na vida da pessoa, dentre outros fatores.
São aspectos diferentes, mas que podem se encontrar em um denominador comum.
Quando isso acontece há aquilo que chamamos de “custo-benefício”, que nada mais é do que uma relação positiva entre o consumidor e o vendedor ou o prestador de serviço, porque se pagou um preço considerado justo pelo produto ou serviço adquirido.
E como saber qual é o melhor “custo-benefício” para você em determinada situação? Observe os seguintes fatores:
#1 O produto/serviço mais caro é potencialmente de maior qualidade
Quanto um produto/serviço é essencial na sua vida? Você usa sempre? Quais são as expectativas sobre o produto/serviço? Vamos supor a prestação de serviços de hairstylist. Há uma gama de salões de beleza por aí, em cada esquina.
Você pretende mudar radicalmente o seu visual, que dependendo do que foi feito, levará algum tempo para voltar à sua forma natural. Quer cortar o cabelo curto, mas nem tanto, estilo Victória Beckham.
Mas você só está disposta a cortar os seus atuais cabelos de Rapunzel se tiver alguma convicção de que o resultado final será harmônico com o seu rosto e a sua personalidade. Assim, precisará dos serviços de um profissional que tenha qualificações como visagista. Mas e o que é visagismo?
É uma verdadeira arte e exige a realização de cursos, atualizações e qualificações profissionais das mais elevadas.
O profissional visagista é capaz de criar uma marca pessoal no seu look, que reflita suas qualidades, seu gosto pessoal e tudo isso em consonância com suas características físicas (harmonização e estética), com o uso de maquiagem adequada, corte, cor e penteado, além de outros fatores que importem para você.
Não é a toa que figuras públicas apostem em profissionais visagistas para consolidação de suas marcas.
Logo, para a qualificação do profissional que fará cursos e eventos para seu aprimoramento profissional, e para que possa repassar tudo isso em forma de beleza para o cliente, há um custo justo envolvido.
O mesmo vale para um médico, dentista ou advogado. Salvo quando exercem suas atividades voltadas a algum tipo de caridade, se forem bons e referências em suas áreas vão repassar o custo de suas qualificações aos seus pacientes ou clientes, conforme o caso.
Essa não é uma regra geral, mas é bem provável que você não consiga encontrar um profissional visagista em um salão de beleza que pratique preços muito baixos, por exemplo.
Lembre-se: cabelos demoram em crescer. Para consertar eventuais erros, caso isso seja possível, será mais um custo para pagar e raramente é possível deixá-lo na forma original e natural, principalmente após um corte mais radical.
#2. Tecnologias inovadoras são mais caras
E, ainda, temos que considerar os produtos usados no salão. Um profissional qualificado sabe muito bem que excelentes produtos podem ter preços mais altos. Isso ocorre porque pode ser uma patente (só aquela empresa é legalmente autorizada a vender o produto que criou), porque a matéria-prima usada naquele produto/serviço é diferenciada (o diamante do peeling tem seu preço) ou mesmo porque assim o consumidor poderá ter uma ideia de que aquele produto é diferenciado, tem alguma qualidade especial que os outros não têm.
Quanto mais atual é uma tecnologia menos tempo a empresa que a criou teve para poder resgatar todos os recursos que usou durante o desenvolvimento do produto (estudos, testes etc.) e isso encarece os valores. Ou, ainda, pela exclusividade, inovação etc. São regrinhas aplicadas pelo mercado até para fazer marketing do produto/serviço.
Retomando o seu sonho em ter o cabelo da Victória Beckham, se você for ao salão “da esquina” não saberá qual a qualidade do produto que o profissional vai aplicar em suas madeixas e, dependendo do que for, você pode perder todos os seus belos fios de cabelo, ter queimaduras no couro cabeludo e por aí vai.
Não esqueça de que tinturas são processos químicos, que exigem outro conhecimento: colorimetria, através do qual é possível saber com alguma precisão como chegar ao resultado pretendido pelo cliente sem danificar tanto os cabelos.
#3. O produto/serviço de maior preço tem mais longevidade
Quem nunca saiu do salão com penteado feito pela amiga da vó da tia de alguém, que se desintegrou em menos de um minuto? Nãooo! Você quer o melhor. Precisa ter convicção de que o que pagou é suficiente para te manter uma beldade durante todo o seu evento, por exemplo. Ou que o cabelo loiro não vai ficar laranja de um dia para o outro.
Geralmente as pessoas buscam uma solução mais barata sabendo que não vai durar tanto. Mas será que essa noção de economia presente é a melhor para você. Economia de verdade é aquela que preza o futuro, o seu bem estar, saber que terá o melhor produto ou serviço.
E é pensando nisso que nós do Alex Santana PCM temos uma convicção: Vamos levar o melhor de tudo para você.
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