Noivas em geral – e isso inclui as que acabaram de receber o pedido, as que estão começando os preparativos e as que já podem quase ver os pés do altar em sua frente – definitivamente têm diversas coisas em comum. Aflições, sensações, emoções, decisões e seja lá mais o que for, elas sentem, se não por igual, ao menos de forma semelhante. É claro que há mulheres que, quando descobrem que irão se casar, colocam-se à beira de um ataque de nervos; assim como existem aquelas que simplesmente conseguem relaxar e curtir o momento. Mas há algumas pulgas atrás da orelha das quais não dá para fugir, independente de seu temperamento ou do tipo de noiva que você é. Em todo caso, achei melhor dizer logo quais são elas e como, provavelmente, elas te afetarão durante a época anterior ao seu casamento. Assim, você poderá entendê-las e, talvez, não deixar que façam tanta diferença nesse momento incrível da sua vida que – convenhamos – não tem espaço para pulguinhas.
- Você está à flor da pele!
É óbvio que tudo dentro de nós muda a partir do momento em que escolhemos nos casar com a pessoa que amamos. Sua vida inteira irá mudar em questão de meses e você precisa estar preparada para tudo isso. Ansiedade é algo que você irá sentir 24 horas por dia, por mais que seja a pessoa mais tranquila do mundo. Afinal, não dá para não pensar nos milhares de detalhes que você tem para resolver antes do grande dia.
- Todas as suas amigas querem comemorar com você de uma só vez.
Elas sabem da novidade e não vêem a hora de sair com você para ouvir absolutamente todos os detalhes a respeito do pedido e da sua reação e de tudo o mais que conseguirem tirar de você. Afinal, elas te amam e querem mostrar que estão ali para o que precisar. Você, claramente, quer comemorar com todas elas! O tempo é que não deixa, mas na sua cabeça você está assim:
3. Nenhuma produção parece a ideal.
Você – enfim – escolhe o salão em que realizará os seus testes de maquiagem e cabelo, mas parece que nada do que você experimenta está bom. Você não vê como é possível algum daqueles milhões de produtos se encaixar no seu visual de uma forma harmônica. Mas, na verdade, você só precisa ouvir um pouco mais o que diz seu profissional e deixá-lo no comando, dessa vez. Lembre-se que o trabalho dele é te ajudar nesse quesito. Confie nele!
- Chega aquele momento em que você entra em estado vegetativo e, finalmente, para.
São tantos detalhes, tantas decisões, tantos compromissos, tantas emoções, que – uma hora ou outra – você simplesmente não aguenta. É claro que planejar seu casamento é algo que te fará feliz, independente de qualquer coisa. Mas querer resolver tudo ao mesmo tempo é um caminho sem volta que te levará a apenas um destino: o cansaço corporal e mental. Você é um ser humano como qualquer outro, mesmo que – agora – esteja no papel de noiva, e deve se lembrar disso quando sentir que precisa de um descanso. Do contrário, seu corpo se lembrará por você e pedirá para que pare. Então, cuide-se e não se esqueça de você mesma!
- Todo mundo quer dar conselhos e opiniões sobre tudo.
Um evento como esse requer escolhas sobre uma infinidade de assuntos e, por isso, ajuda sempre é bem vinda! No entanto, ao longo do caminho, haverá aquelas pessoas que não se contentam em apenas ajudar, mas querem – na verdade -decidir tudo sobre sua festa, sua cerimônia e até mesmo sua lua-de-mel. Muitos não fazem por mal, são só pessoas que se importam com você e realmente se empolgam com a sua felicidade. Por isso, você sabe que – apesar de tudo – precisa tratá-las bem e ao menos escutar seus conselhos.
- Você leva um susto toda vez que chegam as contas do mês.
Um casamento requer bastante investimento, como a grande maioria dos sonhos. Nós já sabemos disso, então nos planejamos e fazemos tudo acontecer. No entanto, para isso, é necessário – às vezes – abrir mão de algumas outras vontades ou até mesmo de alguns outros pequenos sonhos. Mas a vida é uma sucessão de escolhas. Você só deve se certificar de que está fazendo as escolhas certas! E, é claro, mesmo com todo o planejamento financeiro, você ainda pode se assustar com algumas contas que irão chegar. Esteja preparada!
- A escolha do vestido se torna uma das mais difíceis decisões da sua vida!
A verdade dói, mas é necessária. Qualquer mulher que esteja planejando seu casamento sabe que a escolha do vestido de noiva é – sem dúvida – uma das mais difíceis decisões da sua vida, se não a mais. Existem tantas opções, tantos modelos, tantas dicas, tantos estilistas, tantos detalhes, que você acaba ficando perdida em meio a uma infinidade de tecidos maravilhosos que parecem todos combinarem com seu grande dia. Calma. Nós sabemos que é difícil, mas um bom profissional que saiba tudo sobre o assunto será a solução dos seus problemas. Não tente resolver nada disso sozinha, peça a ajuda dele e tenha a certeza de que sua escolha ficará muito mais fácil e, sem dúvida, será a certa.
- Você está emotiva e é capaz de chorar a qualquer momento do dia.
Como já disse anteriormente, você estará à flor da pele. Não adianta lutar contra isso. Seus sentimentos virão com força total, independente de quais forem eles. Você vai sentir vontade de chorar ou de dar risada em diversos momentos do seu dia e pode mudar de humor mais rápido do que jamais o fez. Tudo isso acontece porque, dentro de você, a adrenalina e diversos outros hormônios estão fazendo a festa com todas essas emoções às quais você está exposta. O ideal é relaxar e se permitir sentir cada uma dessas sensações únicas que só estão presentes em momentos como esse. Não se preocupe em parecer louca aos olhos dos outros, pois – no final – todas as noivas precisam de um pouquinho de loucura para realizar esse sonho.
- Escolhas e mais escolhas: elas parecem não ter fim.
Se você contar todas as escolhas que já teve que fazer durante a sua vida, elas não darão nem metade das que você fará durante o planejamento do seu casamento. Decoração, buffet, vestido, trajes, madrinhas, padrinhos, daminhas, cores, tecidos, iluminação, música, comes e bebes, serviços, salão, penteado, maquiagem, esmaltes, lua-de-mel. A lista parece nunca ter fim e, para completar, é você quem dará a palavra final sobre tudo. Afinal, a noiva sempre fica com a parte mais complicada. Mas, quando você achar que não há solução, lembre-se que sempre existe um profissional que pode te ajudar. O cerimonialista é alguém que sabe absolutamente tudo sobre casamentos e poderá te guiar em direção às melhores opções, independente do assunto. Portanto, se ainda não foi, vá agora mesmo atrás do seu!
- O seu noivo nunca dá opinião sobre nada, mas você sabe que ele a ama.
Homens – com algumas exceções – tendem a não saber a diferença entre a cor azul royal e a azul turquesa, por exemplo. Por esses e outros motivos, quando você perguntar a eles o que acham sobre algum detalhe muito específico de sua cerimônia ou festa, eles simplesmente concordarão com a cabeça, sem entender nada do que você acabou de dizer. Isso pode ser angustiante para você, pois o casamento é do casal, certo? Não. Você não precisa ficar triste com isso. Pode ter certeza de que seu noivo não faz por mal e que ele se esforçará para ajudar no que puder. No entanto, para ele, alguns detalhes são difíceis de assimilar e poderão ser melhor decididos por alguém mais cuidadosa como você. O que não vale é brigar ou deixar o outro na mão, ok?
- O número de convites saiu do controle e você não sabe mais quem riscar da lista.
Convites de casamento são papéis que se multiplicam sozinhos. Não há limites para as pessoas que você ama e que quer convidar para o seu grande dia. Amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, colegas de faculdade, colegas de trabalho, colegas daquele curso que você faz às sextas-feiras. Enfim, todos estão sabendo que você irá se casar e querem estar presentes quando isso acontecer. Além de tudo, você sabe que sempre há aquele climão quando você opta entre chamar um amigo e não o outro. Ainda por cima, existem os namorados e cônjuges de todos os que virão. Concluindo: a lista nunca tem fim. A única saída é colocar tudo na balança e definir, junto com seu noivo, quem é essencial. Afinal, o casamento é de vocês. Cabe apenas ao casal decidir quem realmente fará falta em um dia tão especial como esse.
- Mas, no final, você sabe que tudo vai dar certo, pois está se casando com quem ama!
Apesar de todas as loucuras, vocês chegarão ao altar juntos, com os dois pés no chão e um sonho realizado. Isso é o que importa, no final de tudo. Os percalços durante o caminho, as curvas e as tempestades de emoções serão superados, como sempre são por aqueles que se amam de verdade. Depois disso, tudo é festa! Pode beijar o noivo e boa sorte.
Enfim, se você gostou das minhas dicas e quer ver mais como essas, acompanhe tudo de pertinho pelo blog: https://alexsantanapcm.com.br/blog/. Aguardo vocês lá!