Penteados de noiva: Saiba como escolher o seu de acordo com sua personalidade
Depois do vestido, uma das decisões que preocupam as mulheres que estão prestes a se casar é o penteado para o grande dia. Afinal, mais do que combinar com todo o visual, o penteado perfeito deve expressar a personalidade e o estilo da noiva e fazê-la se sentir segura e feliz com o resultado.
O penteado ideal leva em consideração cada tipo de mulher, assim como suas características físicas, seus desejos, gostos pessoais, entre outros fatores que respeitem seu modo de ser, o estilo do seu casamento e ressaltem sua beleza natural.
Pensando em harmonizar o visual e revelar sua melhor apresentação através do penteado, muitas noivas estão optando por profissionais visagistas para ajudá-las com uma produção de acordo com o seu perfil, que realce seus pontos fortes e, principalmente, transmita uma impressão adequada à sua personalidade, temperamento e emoções.
Visagismo
Criado em 1930 pelo francês Fernand Aubry e introduzido no Brasil em 2002, graças ao artista plástico Philip Hallawell e seu livro “Visagismo – Harmonia e Estética”, o Visagismo é um tipo de conceito que tem como principal finalidade criar uma imagem personalizada de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética).
Através do corte, a coloração e o penteado do cabelo – entre outros recursos estéticos – o Visagismo busca realçar as qualidades interiores de cada cliente e conceber uma imagem que vai além da imagem, um estilo que deve expressar quem a pessoa é, sua real identidade. Em outras palavras, o Visagismo ajuda a PERSONALIZAR a imagem de cada indivíduo.
O profissional visagista precisa compreender a rotina da pessoa, assim como suas preferências estéticas e suas proporções, desde o tom da pele mais frio ou quente, até o formato do rosto e sua capacidade de aguentar o look. Dessa forma, ele consegue corresponder por meio do corte ou penteado o estilo que a pessoa quer transmitir, respeitando a personalidade e as características de cada um.
Outro ponto interessante do Visagismo é que o estudo pessoal do cliente, além de ajudar a disfarçar pontos fracos do rosto, também ajuda com o conceito do penteado para criar o visual para determinado evento. Por exemplo: Em entrevistas de emprego, para transmitir a imagem de credibilidade e profissionalismo, os fios podem ser presos em forma de coque.
Quando se trata de casamento, o Visagismo é utilizado para expressar fielmente a personalidade e o estilo da noiva, para que harmonize com o vestido e a maquiagem. Afinal, o visual pode desabar com um corte mal executado, uma coloração berrante ou uma escolha errada dos adereços, além de não transmitir quem a mulher verdadeiramente é.
A escolha do penteado
Para quem ainda está na fase de escolha do penteado, aqui vão algumas dicas valiosas que podem ajudá-la a eleger o que mais combina com sua personalidade e lhe deixará linda para o grande dia:
– Coque
Despojado, moderno ou mais clássico, o coque é um penteado tradicional e atemporal que transmite muita elegância ao look e combina com diferentes estilos de mulheres. Por exemplo: um coque com tranças ou mais desalinhado é uma ótima opção para uma noiva mais moderna; já o coque bailarina combina com uma noiva mais clássica.
Além disso, o coque possibilita que a noiva expresse sua personalidade com o uso de acessórios, como tiaras.
– Tranças
Nos últimos tempos, as tranças se tornaram tendência no que se refere a penteados de casamento. Com diversas formas e estilos, as tranças dão um ar delicado e romântico ao visual da noiva, e também um toque vintage. Podem ser usadas de diversos jeitos, como: Em cabelos completamente presos, em penteados semipresos, ou com o cabelo puxado da lateral, iniciadas no topo da cabeça e mais soltas – ou no estilo bagunçado de propósito.
Assim como o coque, as tranças são perfeitas para quem deseja utilizar acessórios. O penteado fica mais sofisticado principalmente com o uso de adereços como flores, broches e tiaras.
– Semipreso
O penteado semipreso é outra forte tendência que as noivas estão seguindo e é a opção perfeita para realçar o comprimento dos cabelos, sem perder o charme. Por ser mais leve e natural, se adapta a qualquer formato de rosto . Este penteado é bastante indicado para a noiva que optou por um vestido sem muitos detalhes e informações e muitas vezes para cobrir o colo ou decote nas costas. adaptando a forma tanto para liso como para cacheados.
– Cabelo solto
Para quem deseja um look mais descontraído e ainda sim com muita classe, o cabelo solto é a escolha ideal. Despojado e com classe, ganhar um ar mais sofisticado com o uso de acessórios, como coroas de flores e tiaras, e combina muito com cachos ou ondas. Além disso, pode ser usado com praticamente qualquer modelo de vestido, desde os clássicos aos mais modernos.
– Cabelos curtos
Para as noivas que não querem apliques ou esperar o cabelo crescer para a cerimônia, os cabelos curtos, além de naturalmente discretos, permitem o uso de acessórios grandes e chamativos. Coroas românticas, acessórios com referências em folhagens e tiaras vintage são ótimas apostas e deixam o look equilibrado e bonito.
Se você sabe alguma dica ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário. Isso vai nos ajudar a complementar este artigo, e entregar dicas cada vez melhores. Beijos e até o próximo post.